O Governo para Pessoas deu um importante passo na implementação da política de gestão de resíduos da construção civil em Vitória da Conquista. A prefeita Sheila Lemos lançou, nesta sexta-feira (7), no Aterro Sanitário, o projeto Reconquista, em parceria com a Torre Empreendimentos e que consiste numa Unidade de Reciclagem de Resíduos provenientes desse setor.

“Vamos avançar muito mais. Já fazíamos esse acompanhamento da quantidade de resíduos desse setor e tínhamos conversado com a defensoria sobre. Com essa unidade, estamos enfrentando com coragem e apresentando uma solução para essa questão da limpeza pública em nossa cidade”, assegurou a prefeita, recordando que a cidade limpa não é a que mais limpa, mas a que menos se suja.

A tecnologia adotada com a unidade atende as normas técnicas e legais vigentes, em especial, aos requisitos da Política Nacional de Resíduos e a Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Com esse projeto nós fechamos a rota tecnológica de um resíduo que tem um potencial poluidor muito forte nas cidades brasileiras”, destacou a diretora da Torre, Soraya Torres.

Segundo o titular de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa, num primeiro momento, a unidade de reciclagem receberá os resíduos provenientes da construção, demolição, reformas e reparos de edificações, como tijolos, blocos, entre outros, coletados pelo Município. O processo terá início na coleta dos resíduos volumosos, depositados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

“Os resíduos passam por um processo de triagem ao chegar na unidade, seguindo para a trituração, peneiramento, seguindo nas esteiras. As matérias-primas secundárias, como brita 0, brita 1 e brita 2 serão reaproveitados pelo Município nas atividades de construção de obras públicas e manutenção de estradas”, explicou o secretário.

Luciano Bomfim

Delegado regional do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon- BA), Luciano Bonfim, destacou a importância da unidade para este que é um dos principais setores da cidade. “A construção civil realmente gera resíduo, mas é de muito boa qualidade, que pode ser reaproveitado. E o que ele precisa é realmente disso aqui, reciclar. Por isso, é uma contribuição excelente da Prefeitura”.


A defensora pública estadual, Kaliane Gonzaga, também parabenizou a gestão pela iniciativa. “Esse material tem um potencial de reaproveitamento e não tenho dúvida de que a Prefeitura, ao se preocupar com o resíduo da construção civil, que é o que tem o maior volume aqui, está dando um passo importantíssimo”, enfatizou..leia mais em Gabinete da Prefeita 07/07/2023